Porto Itapoá confirma recursos destinados à Associação de Pais e Amigos de Autista do município
Porto Itapoá é referência em operações com lanchas de luxo
Porto Itapoá desenvolve internamente equipamento inovador
Spreader-Balancim totalmente modulável e inovador é capaz de se adequar a diversos tipos de operação e formatos de cargas
O Porto Itapoá colocou em operação um novo equipamento, idealizado e desenvolvido dentro da empresa. Trata-se de um spreader – Balancim (dispositivo utilizado para movimentar peças BreakBulk e/ou diversos modelos de mercadorias) totalmente modulável e inovador, capaz de se adequar a diversos tipos de operação e formatos de cargas.
Segundo o gerente de operações do Porto Itapoá, Thiago Santos, o principal benefício do novo equipamento é atender cargas de formatos variados, sobretudo breakbulk, agilizando as atividades. “Além disso, pode se adequar aos nossos equipamentos internos como portêineres, RTGs e reach stackers, trazendo bastante dinamismo para nossas operações”, completou.
A ideia era antiga, mas foi junto de sua equipe que Santos conseguiu desenvolver a concepção geral do equipamento. “Na sequência apresentamos para a diretoria, que abraçou a ideia, entendendo as vantagens operacionais e de segurança que ela traria”, explicou Santos. O próximo passo foi buscar um fornecedor que tornasse a ideia em realidade.
Além de cargas grandes e em formatos diferentes, o spreader – Balancim atende formatos menores de mercadorias, graças à sua estrutura desmontável e multifuncional, com diversos pontos de amarração.
Novos equipamentos
O Porto Itapoá foi o primeiro terminal portuário do Brasil a contar com a gaiola de peação e despeação modelo gôndola. O equipamento é afixado nos portêineres para manter a segurança dos auxiliares de operações, que são os profissionais responsáveis por destravar ou travar os contêineres a bordo.
Além de potencializar a segurança, a gaiola irá maximizar a velocidade da operação em até 40%, garantindo ainda mais eficiência em nossas operações. Para o gerente de operações do Porto Itapoá, Thiago Santos, a aquisição mostra a constante busca do Terminal em evoluir suas operações. “Entendemos que segurança e eficiência estão diretamente ligados e por isso temos feito investimentos não só em equipamentos, mas também treinamento da nossa equipe”, comentou. O equipamento da marca espanhola Tec Container, representada no Brasil pela Rimac, pesa seis toneladas e é chamado tecnicamente de Lashing Cage. Composto de duas plataformas laterais, onde se posicionam os profissionais, a gaiola pode ser aberta entre 23 e 45 pés, proporcional a cerca de 7,5m e 15m, respectivamente. Suporta até dois profissionais em cada lado da Gondola (capacidade de 500kg) garantindo melhor agilidade e segurança durante as operações.