Porto Itapoá será primeiro na América do Sul a operar guindastes por controle remoto
Porto Itapoá celebra participação marcante na Intermodal South America
Terminal catarinense também foi eleito, pelo quinto ano consecutivo, como o porto com maior índice de fidelidade e promoção pelos clientes do país
Porto Itapoá é o porto com maior satisfação de clientes do Brasil, segundo IBRC
O Porto Itapoá tem o melhor índice de satisfação de clientes do Brasil, segundo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC). O Terminal também foi, pelo quinto ano consecutivo, o dono do maior índice NPS (Net Promoter Score), que que avalia o quanto os clientes do porto estão dispostos a recomendar seus serviços para outros.
A área de experiência do cliente e a área operacional foram os principais destaques avaliados, segundo o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner. “Temos um setor específico para atender aos clientes e acompanha-los em toda sua jornada conosco. Já do ponto de vista operacional, temos investido fortemente em tecnologia e na capacitação de nossa equipe”, disse, completando: “É nossa missão tornar melhor a experiência não só de clientes, mas também de todos os envolvidos na nossa cadeia de serviços”.
O departamento exclusivo de atendimento ao cliente que, no Porto Itapoá, é chamado de Customer Care entrou em funcionamento em 2017 com o propósito de centralizar todas as demandas dos Clientes em um único processo de atendimento. “Queremos entregar ao cliente o máximo possível de resolutividade ao usuário do terminal”, explicou Schreiner.
Porto Itapoá será primeiro na América do Sul a operar guindastes por controle remoto
Porto Itapoá adquire novo scanner para inspeção de contêineres
Porto Itapoá teve maior crescimento entre os cinco maiores terminais de contêineres do Brasil
Investimento e tecnologia
O Porto Itapoá será o primeiro terminal portuário da América do Sul a operar RTGs (guindastes móveis sob pneus) por controle remoto. A aquisição de dez máquinas – um investimento de mais de 25 milhões de dólares – vai ampliar a agilidade das operações do Terminal. Os primeiros equipamentos chegam em maio, enquanto a segunda leva está programada para novembro deste ano.
Além de proporcionar ainda mais segurança e ergonomia para os colaboradores do Terminal, os equipamentos são híbridos, com consumo de combustível três vezes menor do que um RTG convencional, movido a diesel. Os novos RTGs têm capacidade para empilhar até seis contêineres e apenas 27 terminais possuem estes aparelhos da fabricante chinesa ZPMC, em todo o mundo.
Além disso, o Porto Itapoá adquiriu um Porteiner (máquina que movimenta contêineres entre o cais e o navio) com uma lança com 70 metros de alcance, no valor de USD 11 milhões. O Terminal já dispõe de seis portêineres, sendo 4 com 55 e dois com 65 metros de lança
Recentemente, o Porto Itapoá adquiriu um scanner móvel para inspeção de contêineres no valor de R$ 10 milhões. O equipamento modelo HCVM XT, da empresa britânica Smiths Detection, é o primeiro em território brasileiro e deve entrar em operação até março deste ano.
Outras Premiações
O Porto Itapoá foi o vencedor, em novembro de 2022, do Prêmio Supplier Day 2022, promovido pelo grupo BMW para celebrar iniciativas comprometidas com a mobilidade sustentável e responsabilidade social dentre seus fornecedores. O porto catarinense é a única empresa do setor de logística e comércio exterior a figurar entre os concorrentes na categoria sustentabilidade. A iniciativa vencedora foi o programa de compostagem acelerada por biotecnologia realizada pelo Terminal desde fevereiro deste ano (2022).
Em outubro do ano passado, o Terminal conquistou o selo ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, para o inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no ciclo de 2022. O programa é implementado no Brasil pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
O Porto Itapoá também figurou no ranking das “500 Maiores do Sul”, tradicional lista da Revista Amanhã, ocupando a 229ª colocação geral e a 48ª colocação dentre as empresas de catarinenses. Com esse resultado, o Terminal sobre três posições no ranking geral (foi 232º em 2020) e seis posições na lista de Santa Catarina.
Crescimento
O Porto Itapoá movimentou 885.822 TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade de contêiner de 20 pés) no ano de 2022, representando um crescimento de 14,28% em relação ao que foi movimentado pelo Terminal em 2021. Com isso, teve maior crescimento entre os cinco maiores terminais de contêineres do Brasil.
O número de navios que passaram por Itapoá também cresceu: foram 555 navios em 2022, número 4,9% maior do que no ano anterior. As exportações pelo Terminal também cresceram cerca de 13,25% no último ano. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), que não contabilizam contêineres vazios e transbordos. Com essas movimentações somadas aos dados da Antaq, o Porto Itapoá movimentou 950.512 mil TEUs em 2022.