Porto Itapoá desenvolve internamente equipamento inovador
É hora de falar e agir sobre os ODS
Desde janeiro de 2021 até o momento, foram 32 operações deste perfil, que demanda equipamentos e mão de obra especializados
Porto Itapoá é referência em operações com lanchas de luxo
O Porto Itapoá tornou-se uma referência em operações com lanchas de luxo. O Terminal é reconhecido há tempos pela sua expertise no segmento, mas, desde 2021, consolidou sua posição como um dos principais players deste mercado no Brasil. Desde janeiro de 2021 até o momento, foram 32 operações com movimentação de lanchas.
Deste total, 20 foram do tipo OOG (Out of Gauge) – que excede ao tamanho convencional dos contêineres – e 12 do tipo Break Bulk – quando demanda um tipo diferente de acondicionamento. O diretor de desenvolvimento de negócios e experiência do cliente do Porto Itapoá, Roberto Pandolfo, afirma que o Terminal se preparou para essa demanda. “Tratam-se de operações que demandam equipamentos e mão de obra especializados e, por esse motivo, decidimos criar uma estrutura específica e dedicada para essa finalidade”, explica.
Crescimento do setor náutico
Com o constante desenvolvimento desta área, a demanda vem crescendo, segundo Pandolfo. “Hoje temos uma agenda de operações bastante expressiva e constante o que, naturalmente, nos estimula a continuar evoluindo, no sentido aumentar ainda mais a nossa capacidade”, diz. Ao todo, foram 46 lanchas movimentadas nesse período.
O mercado náutico vem de uma sequência histórica animadora: cresceu 10,3% em 2021, comparado a 2020, e 20% no ano anterior, segundo dados Associação Brasileira de Construtores de Barcos e Implementos (Acobar). “O maior vetor deste movimento é a exportação, responsável por mais de 90% das operações”, explica Pandolfo.
Principais destinos
Os principais destinos desde 2021 foram Port Lauderdale, nos EUA, Sidney, na Austrália, Valência, na Espanha, e Londres, na Inglaterra. No entanto, destinos brasileiros também são comuns. Foi o caso de uma lancha de cerca de 50 toneladas – a maior já feita pelo Terminal -embarcada em julho de 2022, com destino a Manaus.