Uma oportunidade de crédito para os pescadores artesanais, é o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), instituído pela Resolução nº 2.191/1995, que destina-se a apoiar financeiramente as atividades agropecuárias realizadas com o emprego direto da força de trabalho do produtor e de sua família.
Pescadores que se dedicam à pesca artesanal com fins comerciais, explorando a atividade como autônomos, com meios de produção próprios ou em regime de parceria com outros pescadores artesanais, podem solicitar este crédito.
Para explicar melhor sobre o Programa, o PCAP (Programa de Compensação da Atividade Pesqueira) do Porto Itapoá, organizou, no dia 21 de agosto, uma roda de conversa entre pescadores e a EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).
Ao todo, nove pescadores participaram da conversa, que abordou assuntos como linhas de crédito rural, incluindo o PRONAF/Pescador.
Outras rodadas de conversas estão previstas para os próximos meses, para mais informações entre em contato com a equipe do programa. Anote aí o telefone: (47) 99191-4752.