Morador de Itapoá, Francisco Machado Pereira Costa Oliveira, 17 anos, vai participar de sua primeira turnê internacional como músico.
“Minha expectativa é muito alta. Irei ganhar conhecimentos únicos e extremamente úteis para o meu futuro musical”,
diz o jovem que faz parte da Orquestra Musicarium desde 2018 e hoje compõe o grupo de Percussão Erudita.
A turnê internacional do Musicarium tem o objetivo de aprimorar os talentos e gerar novas experiências aos jovens. Eles embarcam agora em setembro e vão visitar três países: Suíça, Holanda e Alemanha. Irão realizar apresentações e dar aulas de música brasileira em alguns lugares, e, ao fim da turnê, o grupo de percussão vai participar de um curso exclusivo com um dos melhores percussionistas do mundo, Nick Woud.
Patrícia Machado Pereira, mãe de Francisco, explica que o filho já estudava violão desde os 8 anos de idade e, quando conheceram o projeto, ela e o esposo inscreveram o filho.
“Francisco fez o teste e um belo dia apareceram em nossa casa o maestro Sérgio e uma equipe do Musicarium nos dando a notícia que o Francisco tinha passado. Gratidão eterna ao Porto Itapoá e ao Musicarium”.
O Musicarium é um centro de formação de orquestras que busca desenvolver jovens talentos, investindo em uma educação e cultura musical humanista e de excelência. A sede é em Joinville, mas as vagas são abertas para toda a região. O Porto Itapoá patrocina o projeto por meio da Lei Rouanet e tem muito orgulho de ver um itapoaense se destacando dessa forma.