Agenda ambiental

A Agenda Ambiental tem como objetivo apresentar suas ações, demandas, eventos da gestão ambientais e sociais do Porto Itapoá.

A Agenda Ambiental é o planejamento e execução de âmbito regional e institucional, acordadas entre a administração portuária e os demais agentes intervenientes e contém os compromissos e ações do porto relacionadas às questões ambientais dentro de sua área administrada. Ela tem como prioridade o atendimento à legislação e demais requisitos aplicáveis à atividade portuária; prevenção a agravos em saúde; prevenção da poluição e proteção do meio ambiente e; a melhoria contínua do desempenho do sistema de gestão da empresa. Estes são parte da cultura, planejamento estratégico e política de gestão integrada do Porto Itapoá e visam o desenvolvimento sustentável do negócio.

Núcleo Ambiental

O Porto Itapoá possui equipe composta por profissionais capacitados, dedicados à prevenção, controle e monitoramento dos programas ambientais e da gestão ambiental do Porto. Conheça a estrutura da Equipe de Meio Ambiente:

Nome
Função
Formação
Sergni Pessoa Rosa Junior
Diretor de Operações, Meio Ambiente e Tecnologia
Administração e Negócios, Gestão de Recursos Humanos, Finanças
Christiano José de Anhaia Pereira
Gerente de Meio Ambiente
Engenharia ambiental e de segurança do trabalho; Administração e gestão de projetos
Giovanna Isabel Poltronieri
Especialista de Meio Ambiente
Farmácia Industrial, Pós-graduação Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental e MBA em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente
Lucas Benevenutti
Analista de Meio Ambiente
Engenharia química
Márcio Claiton Furlan
Analista de Meio Ambiente
Agronomia
Marcos Pinheiro
Operador ambiental
Técnico em química
João Vitor Bueno
Operador ambiental
Técnico em química
Andreia Cristina Eugenio da Silva
Assistente Administrativo
Administração
Maria Eduarda Brito Santos
Aprendiz Meio Ambiente
Ensino Médio

Se quiser entrar em contato com a equipe de meio ambiente esse é o canal: meioambiente@portoitapoa.com

Ações estratégicas e de representação

As ações de representação ocorrem por intermédio da participação em fóruns, comissões, comitês e discussões técnicas que visam compartilhar, difundir as boas práticas ambientais aplicáveis ao setor e ações que contribuam para o crescimento da região e do país. 

Os profissionais do Porto Itapoá participam de diversas instituições:

PABB – Plano de área da baia da Babitonga – ações ambientais, de controle a emergência ambiental a nível regional.

representantes: Christiano José de Anhaia Pereira/ Marcio Claiton Furlan/ Giovanna Isabel Poltronieri 

ACIJ: Associação Empresarial de Joinville – Núcleo de meio de Ambiente – ações ambientais a nível regional.
Representante: Giovanna Isabel Poltronieri 

ATP -Associação de Terminais Portuários Privados – Comitê de Sustentabilidade: ação ambientais voltadas para a área portuária.
Representantes: Christiano José de Anhaia Pereira e Giovanna Isabel Poltronieri 

Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIESC – acompanhamento de ações, treinamentos e fórum de atuação de meio ambiente a nível estadual.
Representante: Giovanna Isabel Poltronieri 

P2R2 – Defesa Civil de Santa Catarina- Prevenção, Preparação e Resposta a Emergência Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (CD- P2R2) – ação de prevenção, treinamento e controle de emergência com produtos perigosos. 
Representantes: Marcio Claiton Furlan e Giovanna Isabel Poltronieri

Agenda ambiental local e institucional

O compromisso do Porto Itapoá é com um processo contínuo e dinâmico de avaliação e acompanhamento da melhoria no tratamento dos recursos naturais, saúde, segurança do trabalhador e sua relação porto-cidade.

Esta relação é essencial para o desenvolvimento do município e da região, pois o Terminal gera receitas ao município, atrai indústrias e serviços, as empresas portuárias empregam os moradores locais, formam e qualificam a mão de obra. Além das ações sociais que promove. A convivência entre os diversos atores sociais vem contribuindo, para a formação de capacidades e habilidades nos órgãos do poder público local, como também na comunidade impactada, elevando assim, o capital social e humano no território.

Clique aqui para acessar a Agenda Ambiental 2023 a 2025

Objetivo das agendas

Execução

Desde a sua concepção, o Porto Itapoá foi idealizado para integrar-se ao meio ambiente, com ações pautadas em padrões ESG e Princípios do Pacto Global (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS), trabalha para o desenvolvimento consciente e sustentável, investe nas melhores práticas, tecnologias, inovação, ações sociais e ambientais, gerando valor social, ambiental e econômico.

Sistema de gestão ambiental

A Gestão Ambiental é feita de forma responsável e consciente, entendemos que o controle ambiental de nossa atividade é de responsabilidade de todos, sendo essencial a observância e o cumprimento dos procedimentos a fim de garantir a regularidade da operação e evitar acidentes.

Base legal

O Porto Itapoá, na sua gestão de requisitos e legislações, conta com o apoio da empresa MBITO que controla o atendimento aos requisitos legais aplicáveis aos sistemas de gestão da empresa. Por meio do Sistema LEGAL que identifica, analisa e monitora a legislação aplicável ao negócio. O LEGAL oferece alguns benefícios: i) Segurança na identificação e monitoramento da legislação aplicável; ii) Rigor técnico e jurídico; iii) Atendimento ao escopo das normas ISO 14.001, ISO 9.001, dentre outras no tocante à identificação e monitoramento dos requisitos legais; e iv) linguagem acessível e interface tecnológica amigável.

Clique na imagem para ampliar

Sistema de informações

Em 26 de junho de 2019, o Porto Itapoá lançou uma plataforma inovadora de compartilhamento de resultados socioambientais para demonstrar, em tempo real, os resultados alcançados nos programas e projetos socioambientais. 

A plataforma conta com dez programas ambientais e sociais com informações que podem ser utilizadas como recurso de pesquisa e conhecimento da nossa área de influência socioambiental. 

Em constante aprimoramento, a ideia é expandir a plataforma abrangendo toda a base de conhecimento gerada no Terminal, visando dar transparência a processos e programas, comunicando a todos os públicos os esforços e a nossa atuação.

Convênios de parcerias com outras instituições

UNIVILLE – Universidade da Região de Joinville

ADEA – Associação de Defesa e Educação Ambiental 

 

Licenciamento Ambiental

O que é?

O Licenciamento Ambiental é o processo por meio do qual ficam previamente autorizadas a construção, a instalação, a ampliação e o funcionamento de empreendimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidoras ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental.

Fonte: https://www.meioambiente.go.gov.br/meio-ambiente-e-recursos-h%C3%ADdricos/licenciamento-ambiental.html

Estudos Ambientais

Comum a todos os estados e regulamentado pela Resolução CONAMA 001/1986, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) são exigidos no licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades que possam causar significativos impactos ambientais. Nesses estudos precisam constar medidas que visam minimizar os impactos adversos, especificando sua natureza, época em que deverão ser adotadas, prazo de duração, fator ambiental específico a que se destina e responsabilidade pela sua implantação.
Fonte: https://pnla.mma.gov.br/estudos-ambientais

O Porto Itapoá desenvolveu e protocolou no IBAMA seu EIA/ RIMA para conseguir sua licença de instalação e, a partir de então, iniciou suas obras de instalação em meados do ano de 2007. Quatros anos (16 de junho de 2011) iniciou suas atividades operacionais.

Anos depois, um novo processo se inicia, agora o projeto de ampliação das atuais estruturas do Porto Itapoá, tanto da retroárea 1 quanto do píer 2 de atracação. Novos estudos foram realizados (EIA/ RIMA). Nesses estudos há dados oceonográficos, meteorológicos1 hidrológicos, e climáticos, além de informações dos impactos e medidas de prevenção, preservação e mitigação socioambientais estudadas de acordo com a caracterização e análise sistêmica dos principais aspectos das áreas de influência do Terminal.

Licença ambiental

As atividades da Itapoá Terminais Portuários SA são licenciadas pela LO nº 1030/2011 – 2ª Renovação, emitida pelo órgão ambiental federal – IBAMA em julho de 2011 e a 7ª retificação traz a integração entre LI (da fase de expansão) e LO da fase de operação. Já integrando programas de monitoramento e controles.

Licença de Operação (LO) Nº 1030/2011 – 2ª Renovação – 7ª Retificação.

Clique aqui para baixar.

Auditorias ambientais

O Porto Itapoá realiza auditorias periódicas de conformidade legal para avaliação dos requisitos aplicáveis as suas atividades. Desde 2015, o Terminal mantém um Sistema de Gestão Ambiental – SGA, certificado pela norma ISO 14001/2015. A cada dois anos a empresa audita o seu SGA, conforme estabelece a Resolução CONAMA 306/2002, reportando os resultados ao órgão ambiental e tomando ações para a melhoria contínua do sistema. A certificação do SGA comprova o comprometimento da empresa no controle dos aspectos e impactos ambientais de suas atividades. 

Dragagem​

O Porto Itapoá está localizado estrategicamente na Baía da Babitonga, a qual oferece águas profundas de forma natural, sem necessidade de dragagem. Junto ao calado natural, a Baía da Babitonga é extensa, contemplando uma das maiores bacias de evolução do continente, o suficiente para entradas e saídas de navios simultaneamente, evitando tempo de espera. Além disso, suas águas calmas possibilitam operações de navios de forma ágil e segura. Assim, o Porto Itapoá é um dos únicos terminais do País com capacidade para operar embarcações de grande porte que navegam na costa brasileira.
Atualmente, o Terminal apoia as atividades de dragagem do canal de acesso da baía, que são de responsabilidade do Porto de São Francisco do Sul.

Cadastro de empresas e prestadoras de serviço

Para cadastros de empresas prestadoras de serviços relacionados ao Meio Ambiente entrar em contato:

Saúde e segurança do trabalhador portuário

O Porto Itapoá tem um compromisso contínuo com a Cultura de Segurança no Trabalho e prevenção de acidentes. Para nós, a vida está sempre em primeiro lugar. A saúde e a integridade física dos colaboradores são prioridades estratégicas, estando acima de questões operacionais ou econômicas.

Todos os colaboradores são treinados e orientados a observar atentamente o ambiente de trabalho, identificando situações de risco e comunicando o Setor de Saúde e Segurança Ocupacional.

A empresa conta com uma equipe de atendimento a emergências composta por socorristas e resgatistas e atendimento a emergências envolvendo produtos químicos perigosos, além de equipe de monitoramento 24 horas. 

Conheça toda nossa estrutura:

Nome
Função
Formação
Renan Schneider
Coordenador de Saúde e Segurança Ocupacional
Engenharia ambiental e segurança do trabalho
Cleber Barbosa Alexandre de Mello
Especialista em design organizacional SSO
Técnico de segurança do trabalho, Gertão ambiental
Luiz Mascarenhas da Rocha Filho
Especialista em design organizacional SSO
Técnico de segurança do trabalho
Alexsandro da Mota
Técnico de Segurança do Trabalho
Técnico de segurança do trabalho
Dayane da Silva Estevão de Sousa
Técnico de Segurança do Trabalho
Técnico de segurança do trabalho
João Roberto Galando
Técnico de Segurança do Trabalho
Técnico de Segurança do Trabalho
Thais Foster Sardagna
Técnico de Segurança do Trabalho
Técnico de segurança do trabalho
Adriana Maria de Oliveira
Técnico de Segurança do Trabalho
Técnico de segurança do trabalho
Fernanda Ferreira Lopes Torres
Assistente Administrativo
Assistente de Logística
Rony de Souza
Médico do trabalho
Medicina
Marcos Costa
Médico do trabalho
Medicina
Eunice Foster da Mota
Técnico de Segurança do Trabalho
Técnico de segurança do trabalho
Tatiane dos Santos Bonzato Cicarello
Técnico de Segurança do Trabalho
Técnico de segurança do trabalho

Plano de contingência de saúde

O Plano de Contingência é um instrumento gerencial que padroniza, organiza e agiliza as ações necessárias para o controle e combate de ocorrências que colocam em risco a saúde, independentemente do seu nível de complexidade.