- Porto Itapoá
- Projetos incentivados
Projetos incentivados
Você tem acompanhado grandes projetos que o Porto Itapoá apoia no município de Itapoá e fora dele? São investimentos via Leis de Incentivo Fiscal!
Os investimentos em projetos de cultura, esporte, atenção e assistência a crianças e adolescentes, idosos, atenção oncológica e atenção a pessoas com deficiência (PCDs) já chegam a R$ 7,2 milhões. Esses aportes via Leis de Incentivo Fiscal são realizados pelo Terminal desde 2015 com mais de 40 entidades e projetos patrocinados.
Em 2023 foram aprovados 20 projetos que receberam R$ 2,6 milhões em recursos, muitos deles apoiados continuamente, permitindo a formação e o suporte para execução de suas atividades.
Conheça alguns dos projetos apoiados:
Projeto incentivado: Em Canto Coral - corais Vozes da Babitonga e Sementes do Amanhã
O Programa Em Canto Coral, patrocinado pelo Porto Itapoá via lei de incentivo cultural, é responsável pela manutenção dos corais Vozes da Babitonga, de adultos, e Sementes do Amanhã, de crianças e adolescentes desde 2015. Os corais mantêm uma programação regular de aulas de iniciação e fundamentos musicais e de técnicas de vocal na Casa da Cultura durante todo o ano, com a regência do maestro Rafael Daniel Huch e da maestrina Karla Zimmer Huch.
Responsáveis pela execução do projeto, Helmuth Kirinus e Luci José da Costa Kirinus, da Escola de Música Tocando Em Frente, contam que há coristas que estão desde o início, mas todos os anos são abertas inscrições para moradores de Itapoá de todas as idades ingressarem nos corais.
Projeto incentivado: Reforço Terapêutico Autonomia de Vida para Autista e Família – AMA Itapoá
O cuidado e atenção às crianças autistas de Itapoá tiveram um importante reforço: o Porto Itapoá está apoiando a Associação de Pais e Amigos de Autista (AMA) para se tornar um centro de referência para este tipo de atendimento via Fundo da Infância e da Adolescência (FIA/FUMCAD). Com os recursos, cerca de 25 crianças e jovens estão recebendo atendimento psicológico e terapia ocupacional, que são essenciais no desenvolvimento das crianças autistas. Com o projeto de Reforço Terapêutico, a AMA Itapoá recebeu recursos do Porto Itapoá em 2021 e 2022 e executado em 2023.
Projeto incentivado: Ballet Jasson Kerkhoven
A partir de uma bolsa patrocinada pelo Porto Itapoá na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Jasson Kerkhoven iniciou seus estudos ainda criança até sua formação como bailarino profissional nesta renomada instituição. Com a criação da escola e companhia de dança que leva o seu nome, há 4 anos Jasson desenvolve um projeto social patrocinado pelo Porto Itapoá via Lei Rouanet que oferece cursos gratuitos de dança para crianças e jovens de Itapoá.
Projeto incentivado: Saúde Integral II – Hospital Pequeno Príncipe
O Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR), é uma das entidades apoiadas pelo Porto Itapoá via Fundo para a Infância e Adolescência. O Pequeno Príncipe é o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil e 60% da sua capacidade de atendimento é direcionada aos pacientes do SUS. Somente de SC foram 2.368 atendimentos no ano de 2021.
O projeto apoiado recebe o nome de “Saúde Integral III” e contribuiu com a efetivação dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe. Inclui assistência à saúde de qualidade e humanizada, associada aos atendimentos médico, psicossocial e odontológico, às atividades educacionais, lúdicas e culturais, e ao apoio ao desenvolvimento de pesquisas científicas voltadas à saúde infantojuvenil.
Projeto incentivado: Musicarium Academia Filarmônica Brasileira
A Musicarium tem a missão de transformar vidas de crianças e jovens por meio de formação de música orquestral. A proposta é manter três orquestras, uma infanto-juvenil, uma jovem e uma filarmônica profissional. Alunos de Itapoá participam das aulas em Joinville por meio de bolsa de estudos e uma ajuda de custo com combustível para deslocamento. A instituição recebe recursos do Porto Itapoá via Lei de Incentivo à Cultura desde 2018 e neste período já proporcionou bolsas de formação musical para mais de 200 alunos do Brasil, sendo 12 de Itapoá.
Projeto incentivado: Orquestra Prelúdio, Música e Cidadania
O Porto Itapoá patrocina a Orquestra Prelúdio, de Joinville, via lei de incentivo fiscal, desde 2015 como parte da sua política de investimentos para o desenvolvimento de projetos culturais e que beneficiam a comunidade de Itapoá e região. O grupo iniciou as atividades em 2011 com o objetivo de oportunizar a vivência musical em conjunto para músicos de Santa Catarina. Nesses doze anos, tornou-se referência no gênero da música instrumental em Santa Catarina, onde já alcançou um público de aproximadamente 40 mil pessoas em concertos, ensaios abertos e apresentações gratuitas em Joinville, Itapoá, São Francisco do Sul e Curitiba. Desde 2018 o grupo mantém um projeto de extensão no bairro Jardim Paraíso, de Joinville, onde oferece aulas gratuitas de música para crianças e adolescentes.