Na prática

Programas, projetos, monitoramentos, iniciativas. A prática do Porto Itapoá é ampla e diversificada, envolvendo todos os pilares da sustentabilidade. Abaixo, confira as principais ações nas áreas ambiental e socioeconômica.

A PRÁTICA AMBIENTAL

No Porto Itapoá, o compromisso com o meio ambiente é formalizado nas Diretrizes da Companhia e expresso em seus documentos internos, como na Política de Gestão Integrada, nos Princípios da Cultura Organizacional, no Sistema de Gestão, incluindo a certificação ISO:14001. Anualmente são realizados 59 programas de gestão ambiental, que estão divididos em oito eixos de atuação.

Clique em cada uma das ações para conhecer os Programas relacionados.

A PRÁTICA SOCIOECONÔMICA

O Porto Itapoá orienta os investimentos na comunidade por meio da sua Diretriz de Investimento Socioambiental Privado, direcionada a fomentar vários objetivos na relação com a comunidade.

Só em 2021, foram investidos R$4,8 milhões em programas de atenção à licença ambiental de operação e 2 milhões em programas de transformação social, totalizando um valor de R$6,8 milhões no desenvolvimento da comunidade, beneficiando diretamente 2.200 pessoas.

Clique em cada uma dos pilares da Diretriz de Investimento Social Privado para conhecer os Programas relacionados.

A PRÁTICA NA SAÚDE E SEGURANÇA

Para o Porto Itapoá, a vida e a integridade física e psicológica das pessoas estão acima de tudo. Por isso, garante que o trabalho aconteça com segurança para que todos possam exercer suas funções em um ambiente seguro, saudável e acolhedor.

Devido à complexidade da operação portuária, a observância às regras de segurança, meio ambiente, controle e operação são ostensivas no Terminal. Todas as ações, políticas e diretrizes de promoção à saúde, que fazem parte do Sistema de Gestão Integrado de Saúde e Segurança Ocupacional, são direcionadas a 100% do quadro de colaboradores e terceiros que prestam serviços ao Porto Itapoá.

Clique abaixo e confira algumas ações realizadas no Terminal.