Porto Itapoá já investiu mais de R$ 7 milhões em projetos incentivados
Porto Itapoá será o primeiro porto do Brasil a incluir créditos de carbono em suas operações
Terminal bateu importantes marcos em sua operação e ainda trouxe grandes novidades em relação à sua infraestrutura.
2023 marca ano importante na história do Porto Itapoá
O ano de 2023 consolidou diversas conquistas para o Porto Itapoá, que vão desde as obras de ampliação de sua estrutura física, passando pelos significativos investimentos em tecnologia e inovação, até chegarmos na conquista da marca de 1 milhão de TEUs movimentados em um ano.
Na primeira semana de dezembro chegaram os novos equipamentos do Terminal: um novo portêiner, de 50m de altura, e cinco novos RTGs híbridos controlados remotamente – outros cinco equipamentos como este haviam chegado em maio deste ano. O Porto Itapoá foi o primeiro terminal da América do Sul a operar este tipo de RTG. Ao todo, em 2023 foram investidos mais de US$ 40 milhões nesses equipamentos.
Além disso, o novo armazém do Porto Itapoá está prestes a ser inaugurado e vai apresentar diversas inovações de segurança e ambientais. Com 8 mil m² de área coberta, a estrutura vai somar-se aos novos 150 mil m² de pátio, recém construídos, e que devem entrar em operação em breve. Com isso, o Terminal vai passar a operar um dos maiores pátios de contêineres do País, com 455 mil m², o que vai lhe proporcionar a capacidade de movimentar até 2 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano.
1 milhão de TEUs
Os investimentos ao longo desses 12 anos de operação foram frequentes e, sempre pautado num cenário de demanda por uma infraestrutura portuária eficiente e segura pelo mercado. O resultado disso tudo se consolidou agora em 2023, onde o Porto Itapoá ultrapassa a marca de 1 milhão de TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade de contêiner de 20 pés) movimentados em um ano.
O Terminal deve finalizar o ano com um movimento muito próximo de 1,2 milhão de TEUs, consolidando sua posição como o quarto maior porto movimentador de contêineres no Brasil. Com esse resultado, o crescimento da movimentação do Terminal no ano deve se aproximar da casa dos 20% em relação ao ano anterior.
Em 2022, o Terminal já havia chegado ao seu maior número até então, com cerca de 900 mil TEUs, o que representou um incremento de 14% em relação ao que foi movimentado em 2021. Nessa ocasião, o Porto Itapoá foi o porto com maior crescimento entre os cinco maiores terminais de contêineres do Brasil.
Segundo o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, o aumento do volume do mercado associado à chegada de novos serviços contribuiu para o crescimento das operações. “Temos crescido ano após ano, estando sempre entre os maiores terminais de contêineres do Brasil desde o início das operações do Porto Itapoá. Nosso planejamento é desenvolvido para alcançarmos três objetivos: gerar valor social, ambiental e econômico. Quando trabalhamos nesta perspectiva e focamos na agregação de valor aos nossos clientes e parceiros, o reconhecimento e resultado vêm muito mais rapidamente.”, disse.