Porto Itapoá une-se ao movimento para redução da pegada ambiental e realiza ações junto à comunidade
Porto Itapoá bate recorde histórico de movimentação pela segunda vez em 2023
O evento ocorreu nos dias 22 e 23 de maio e contou com a participação de diversos especialistas sobre dragagem e atividade portuária
Diretor do Porto Itapoá palestra sobre dragagens no evento Portos & Costas 2023
O diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr. foi palestrante do evento Portos & Costas Brasil 2023, em Balneário Camboriú. O executivo falou sobre a importância da dragagem para a Infraestrutura portuária e seus desafios.
O evento ocorreu nos dias 22 e 23 de maio e contou com a participação de diversos especialistas sobre dragagem e atividade portuária. “O encontro contou com diversas apresentações de alto nível”, ressaltou o diretor do Porto Itapoá. “Os assuntos ligados à infraestrutura portuária têm ganhado força no debate público, sobretudo pela grande oportunidade que essas obras geram para a economia do país”.
Em sua segunda edição, o Portos & Costas Brasil 2023 teve seis painéis de discussão, além de apresentações institucionais. O objetivo disseminar o conhecimento técnico e as experiências práticas relacionadas a importantes temas referentes a infraestrutura Costeira e do transporte Aquaviário no Brasil.
Baía da Babitonga
Um dos pontos abordados na apresentação de Rosa Jr. é a dragagem do canal de acesso à Baía da Babitonga, que aumentar a profundidade de 14 metros para 16 metros. Além disso, a obra vai suavizar a curva do canal, tornando-o apto a receber navios de maior porte.
“O Porto Itapoá é parte integrante do grupo que realiza esse projeto, fornecendo apoio técnico, institucional e financeiro para seu desenvolvimento”, explica o diretor do Terminal.
O projeto também prevê a utilização da areia retirada da área do canal para engordar a orla de Itapoá, um tipo de manejo inédito no Brasil. O projeto para extensão da faixa de areia é fruto de um convênio entre o porto de São Francisco Sul – autoridade portuária que coordena ações de infraestrutura em toda a Baía da Babitonga – e Prefeitura Municipal de Itapoá.
A obra já conta com a Licença Ambiental Prévia pelo IBAMA e aguarda agora a Licença Ambiental de Instalação, que autoriza o início dos trabalhos.