Porto Itapoá realiza sua 12ª operação Break Bulk em 2022
Porto Itapoá oferece novas soluções logísticas integradas
Histórias de Pescador: livro conta história de pescadores tradicionais de Itapoá
Publicação foi fruto de um projeto comunitário proposto dentro do programa Ampliar, do Porto Itapoá
Nesta quinta-feira (9/6), aconteceu o lançamento do livro Histórias de Pescador, uma iniciativa do programa Ampliar, mantido pelo Porto Itapoá. Com presença expressiva da comunidade, que encheu a sede Acopof (Associação Comunitária do Pontal e Figueira) para prestigiar o evento. As proponentes do projeto e autoras do livro foram Cintia Beatriz Machado Pereira, Patrícia Machado Pereira e Ana Beatriz Machado Pereira.
Ana Beatriz Machado Pereira contou aos presentes que o processo para elaboração do livro envolveu diversas entrevistas e muito aprendizado. “Me emocionei conhecendo a histórias dessas pessoas maravilhosas, que tem um conhecimento tão profundo e que não pode ser encontrado em qualquer lugar”, contou. “Por isso ficamos muito orgulhosas de concluir esse projeto”.
Para Seu Paulo Neres, morador do Pontal e um dos pescadores retratados no livro, ter um pouco da sua história eternizada no livro é um privilégio. “Maravilhoso”, afirma Neres que, completa “gostei muito de participar”. Janete Nunes de Jesus, também moradora do bairro Pontal, a sensação não é diferente: “Eu gostei muito de participar e ver o resultado. Esse é um presente que vai ser guardado com muito carinho”, revela a pescadora.
O livro foi ilustrado com desenhos de crianças da rede municipal de ensino, que deram vida às histórias dos pescadores. O gerente de relações institucionais e comunicação do Porto Itapoá, Alberto Machado, elogiou o resultado. “Fiquei muito feliz em ver rostos conhecidos, pessoas que têm uma história dentro da comunidade, recebendo uma justa homenagem nessa noite”, disse. “É uma premissa do Porto Itapoá promover o desenvolvimento cultural, social, ambiental da nossa cidade”.
Ampliar
O programa Ampliar está em seu sétimo ano de vida e já conta com novas iniciativas aprovadas para este novo ciclo. Ao todo, pelo programa, já foram realizados mais de 120 encontros e aprovados 63 projetos. Somando todas suas edições o Ampliar investiu R$ 760 mil em projetos criados por membros da comunidade. O cronograma é definido pela própria comunidade e, assim, novos editais são publicados todos os anos, sempre no mês de janeiro.