Terminal catarinense teve um crescimento de 12,13% em comparação ao ano passado, levando em conta a movimentação em TEUs entre janeiro e julho, segundo dados da Antaq
Porto Itapoá: maior crescimento entre os Top 5
O Porto Itapoá teve um crescimento de 12,13% em comparação ao ano passado, levando em conta a movimentação em TEUs entre janeiro e julho, segundo dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). Com isso, terminal catarinense foi o porto que mais cresceu entre os top 5 do Brasil em 2022.
A cabotagem (navegação entre portos brasileiros) é uma das grandes responsáveis pelos indicadores, já que este tipo de operação cresceu 39% no Porto Itapoá no período analisado. O presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, celebra o aquecimento deste setor, mas reforça que o resultado foi bastante influenciado pelo início de um novo serviço de cabotagem pelo Terminal. “É um ativo muito importante que passamos a oferecer ao mercado e que se soma ao pool de serviços logísticos de nossos clientes.
Porto Itapoá tem resultado histórico na exportação de cargas refrigeradas em agosto
Porto Itapoá completa 11 anos com uma história de sucesso para mostrar
Porto Itapoá amplia seu pátio em 50 mil metros quadrados
Além disso, o incremento de 6% nas importações e 3% nas exportações é destacado pelo executivo. “São indicadores que demonstram a sustentabilidade do crescimento do Porto Itapoá, bem como da nossa relevância para o mercado”, afirma Schreiner.
A evolução do Terminal catarinense encontra respaldo em sua crescente histórica. “Ao analisarmos o mesmo período no ano passado, constatamos que também crescemos cerca de 11% em relação a 2020”, ressalta o presidente do Porto Itapoá.
Os principais produtos exportados nesse período foram as carnes refrigeradas, produtos químicos e papel e celulose. Já na importação foram produtos químicos, plásticos, maquinário e equipamentos e veículos automóveis.