Programa do Porto Itapoá para gestão de pessoas é premiado
Porto Itapoá confirma recursos destinados à Associação de Pais e Amigos de Autista do município
Porto Itapoá amplia seu pátio em 50 mil metros quadrados
Esta primeira entrega faz parte de um projeto de ampliação de 200 mil metros quadrados que, ao final da obra, dará ao empreendimento uma capacidade total de 450 mil metros quadrados
A construtora Piacentini, responsável pela expansão do pátio do Porto Itapoá, entregou a primeira etapa da obra no dia 15/08. Dessa forma, serão adicionados 50 mil metros quadrados ao pátio do Terminal, espaço este que possui capacidade estática de aproximadamente 7 mil contêineres.
A previsão é que em sessenta dias o espaço estará totalmente liberado para operação, após passar pelos trâmites e autorizações de Ibama, Receita Federal e ANTAQ. O presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, lembrou que as obras seguem o cronograma planejado. “Ficamos bastante contentes de ter esse importante incremento em nossa operação, pois sabemos o significado que terá, tanto para nós, como para nossos clientes”, afirmou.
A expansão do pátio ainda terá continuidade. Serão construídos mais 150 mil metros quadrados, chegando a 450 mil metros quadrados de área total na fase final da obra. Quando concluído, o pátio vai possibilitar quase o dobro da movimentação de contêineres atual.
O diretor de operações, meio ambiente e tecnologia, Sergni Pessoa Junior, destacou a importância do cumprimento de prazos para a estratégia do Terminal. “Agradecemos à construtora Piacentini pela parceria e por seu empenho em concluir os trabalhos de forma ágil e precisa, mas sobretudo de forma segura”, finalizou.
O diretor da Piacentini, Sérgio Melotti, enalteceu a confiança do Porto Itapoá para mais um desafio. A construtora foi responsável pela primeira fase da expansão, concluída em 2018. “Para nós é motivo de orgulho entregar essa obra estritamente dentro do prazo, sobretudo por termos enfrentado um período desafiador com muitas chuvas e inflação acentuada”, revelou.
A obra é fruto de um investimento de R$ 750 milhões e teve início em fevereiro de 2022. Empregou 170 pessoas, sendo 98 delas de forma direta.
Investimento em infraestrutura
Com a previsão de ampliar sua capacidade de atendimento, o Porto Itapoá vem fazendo investimentos em infraestrutura. Foram adquiridos mais cinco RTGs, um guindaste móvel sobre pneus, próprio para movimentação de contêineres no pátio. O Terminal já conta com 17 destes equipamentos, da marca ZPMC, mas os novos serão operados por controle remoto – o Porto Itapoá será o primeiro do Brasil a contar com essa tecnologia. A entrega destas máquinas será em janeiro de 2023.
O Porto Itapoá também adquiriu duas novas empilhadeiras Reach Stacker – já em operação – que serão empregadas nas operações no pátio do Terminal. O objetivo é potencializar o atendimento entre navio e o pátio, complementando as operações com o RTG, um guindaste móvel, usado em operações dentro de portos para movimentar e empilhar os contêineres.
Outra importante aquisição são os nove caminhões terminal tractors (TTs) – que chegam em julho -, além de nove buggies, as “carretas” dos TTs – que já chegaram. Os veículos juntam-se à frota de 40 unidades, da marca Rucker, que podem carregar, cada um, 65 toneladas, equivalente a dois contêineres de 20 pés.
Desenvolvimento regional
A ampliação da capacidade de movimentação do porto terá impacto direto no município e região, criando condições para ampliação de emprego e renda local. Esse incremento de área operacional do porto torna mais atrativa a chegada de outras empresas que prestam suporte à atividade portuária em Itapoá e Garuva.