Programa de segurança do Porto Itapoá é premiado
Porto Itapoá recebe navio com 347 metros de comprimento linear, o maior de sua história
A linha é uma das mais importantes na ligação da América do Sul com o Mar Mediterrâneo
BOSSA NOVA faz escala única em Santa Catarina por Itapoá
O Porto Itapoá passa a contar com mais um reforço importante na sua lista de serviços. A partir do dia 8 de dezembro, o serviço Bossa Nova do armador Maersk Line/Hamburg Süd terá escala única em Santa Catarina em Itapoá. Este mesmo serviço atende ao armador CMA CGM com o nome Sirius, sendo uma das mais importantes linhas na ligação da América do Sul com o Mar Mediterrâneo, permitindo também conexões com Oriente Médio e norte da Europa.
O diretor de Desenvolvimento de Negócios e Experiência do Cliente do Porto Itapoá, Roberto Pandolfo, celebrou a notícia. “Para melhor atender os nossos clientes, temos buscado a atracão de novos armadores e serviços, ampliando as opções de rotas com escala em Itapoá”, reforçou.
A nova rotação do serviço será: Port Tangier Mediterranee (Marrocos) – Salvador – Santos – Paranaguá – Rio Grande – Itapoá – Santos – Itaguai Sepetiba – Port Tangier Mediterranee (Marrocos) – Algeciras (Espanha).
Além deste serviço, o Porto Itapoá figura com outra importante conexão com a Europa pelo WMED da MSC que conecta a América do Sul a portos na Espanha, Itália e Malta.
Porto Itapoá tem resultado histórico na exportação de cargas refrigeradas em agosto
Porto Itapoá é referência em operações com lanchas de luxo
Porto Itapoá amplia seu pátio em 50 mil metros quadrados
Crescimento de 12%
O Porto Itapoá teve um crescimento de 12,13% em comparação ao ano passado, levando em conta a movimentação em TEUs entre janeiro e julho, segundo dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). Com isso, terminal catarinense foi o porto que mais cresceu entre os top 5 do Brasil em 2022.
As cargas refrigeradas foram um destaque desse período. Em agosto de 2022, o Porto Itapoá movimentou 3.414 contêineres com cargas refrigeradas para exportação, número este que foi superado em outubro, com 3.469 contêineres. Esse é o maior número já operado no terminal desde 2016, época em que operações dedicadas à Venezuela foram encerradas, devido à crise no país, em 2017.
Para o diretor de Desenvolvimento de Negócios e Experiência do Cliente do Porto Itapoá, Roberto Pandolfo, o resultado se deve à excelente infraestrutura do Terminal, bem como à sinergia entre equipe e os armadores. “A garantia de regularidade de embarque é um diferencial da nossa operação”, explica.
Além disso, o Terminal é o único porto de Santa Catarina com o serviço ASAS, da Maersk, desde setembro de 2021. “Hoje temos o menor transit time de importação da Ásia entre todos os portos do Sul do Brasil”, reforça Pandolfo. No Brasil, este serviço só faz double call (parada do navio na ida e na volta do trajeto) em Itapoá e Santos.
A cabotagem (navegação entre portos brasileiros) é uma das grandes responsáveis pelos indicadores, já que este tipo de operação cresceu 39% no Porto Itapoá no período analisado. O presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, celebra o aquecimento deste setor, mas reforça que o resultado foi bastante influenciado pelo início de um novo serviço de cabotagem pelo Terminal.