Porto Itapoá amplia seu pátio em 50 mil metros quadrados
Porto Itapoá desenvolve internamente equipamento inovador
Porto Itapoá confirma recursos destinados à Associação de Pais e Amigos de Autista do município
Com o aporte, entidade poderá ampliar o número de famílias atendidas e também o leque de atividades oferecidas. Associação foi criada em 2018 e é a única especializada no assunto em Itapoá
O cuidado e atenção às crianças autistas de Itapoá vão ganhar um importante reforço: o Porto Itapoá vai apoiar a Associação de Pais e Amigos de Autista (AMA) para se tornar um centro de referência para o tema. Atualmente, a entidade já atende cerca de 16 crianças do município com terapia ocupacional. Entretanto, com o apoio serão 41 crianças e serão incluídos o atendimento psicológico e a fonoaudiologia, que juntos à terapia ocupacional, formam o chamado “tripé” essencial no atendimento às crianças autistas.
Segundo a presidente da AMA, Elvira Lacerda da Luz, a contribuição feita através da Lei Incentivo do Fundo de Infância e Adolescência, vai possibilitar oferecer para as crianças um atendimento completo. “A ideia é que os atendidos possam desenvolver uma autonomia quanto às suas atividades cotidianas”, explica Elvira, que é mãe de uma criança autista.
A verba aportada vai possibilitar a contratação de novos profissionais, que darão o suporte para as crianças atendidas, bem como para familiares. Este recurso fica retido no Fundo da Infância e do Adolescente – que é administrado pelo município – até ser autorizado para a utilização. “Agora estamos no aguardo da liberação por parte da Secretaria de Assistência Social do município”, salienta Elvira.
O Porto Itapoá é responsável por aportar 100% do recurso do projeto. Para a especialista em Responsabilidade Social do porto, Patrícia Dall’Onder, o apoio à instituição é mais uma forma de contribuir para o desenvolvimento social da cidade. “A AMA vem fazendo um trabalho muito competente e inspirador, não só no acompanhamento das crianças autistas, mas também pela sensibilização da sociedade acerca deste tema”, comentou.
A associação surgiu em 2018, quando pais e mães de autistas de Itapoá se uniram e organizaram uma palestra sobre o assunto na Câmara Municipal. “Para nossa surpresa, a sessão encheu”, relata Elvira. A atenção obtida fez com que mais pais e responsáveis fossem encontrados e juntos formaram a AMA.
No início de sua jornada, a entidade vivia exclusivamente de atividades recreativas como bazares e bingos. “Agora já temos a possibilidade de atender 25 famílias que se enquadram nos critérios estabelecidos pela associação”, explica a presidente. São os critérios: baixa renda, que já não tenham acompanhamento terapêutico.
Apoio socioambiental
O Porto Itapoá apoia através de patrocínio direto ou incentivado diversos projetos para desenvolvimento socioambiental. Cerca de R$ 30 milhões já foram investidos em projetos com os mais variados objetivos.